top of page
Bexiga Neurogênica

     O sistema neurológico é fundamental para que a bexiga se encha e esvazie adequadamente. Bexiga Neurogênica é o nome que se dá ao funcionamento anormal da bexiga originado por alguma alteração neurológica. As causas mais comuns de Bexiga Neurogênica em crianças são a Mielomeningocele (uma falha no fechamento da medula espinhal) e as lesões da medula originadas de traumas.

  Crianças com bexiga neurogênica tem risco elevado de infecções urinárias de repetição, incontinência urinária e deterioração da função renal, se não tratadas adequadamente.

      O objetivo do tratamento de crianças com bexiga  neurogênica é, primeiramente, evitar danos aos rins,

além de promover a continência a essas crianças, melhorando a sua qualidade de vida.

     O tratamento se inicia no momento do diagnóstico e as crianças devem ser acompanhadas por toda a vida. Dentre as possibilidades de tratamento, estão o uso de medicamentos e o Cateterismo Intermitente Limpo (a passagem periódica de sonda para esvaziar a bexiga, sendo retirada após). Em casos selecionados, alguns procedimentos cirúrgicos devem ser realizados.

urologista pediatra

       Dr. Rodrigo Lessa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Residência Médica em Cirurgia Geral e Urologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE/SP) e Especialização em Urologia Pediátrica pelo programa de Fellowship da Sociedade Brasileira de Urologia, realizado em Salvador/BA.

           Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia - TiSBU desde 2013.

bottom of page