Enurese Noturna (xixi na cama)
Enurese noturna é a perda involuntária de urina que ocorre durante o sono. Considera-se uma situação normal em crianças com até 5 anos de idade. Trata-se de uma condição bastante frequente, com estimativas de que 15% das crianças com 6 anos de idade e 5% das crianças com 10 anos de idade ainda fazem xixi na cama.
Se um dois pais foi uma criança enurética (fez xixi na cama após os 5 anos), a chance de seus filhos também apresentarem enurese noturna é de 45%. Se ambos os pais foram enuréticos, a chance sobe para 75%.
Deve-se ressaltar que a enurese noturna pode levar a um impacto negativo importante para a criança em termos de auto-estima e quali-
dade de vida. A criança enurética tende a se sentir inferiorizada. Além disso, acaba por também afetar negativamente a vida dos pais e/ou cuidadores.
Por essas razões, a enurese noturna deve ser tratada em toda criança com mais de 7 anos de idade e naquelas entre 5 a 7 anos em que a criança e os pais estão motivadas para o tratamento.
O tratamento consiste em uma série de modificações comportamentais e da dieta e ingestão de líquidos. Podem se associar ao tratamento o uso medicamentos e o uso de um dispositivo baseado em alarme que auxiliam na redução dos episódios de enurese.
É de fundamental importância lembrar que a criança não faz xixi na cama porque quer ou para chamar a atenção. Trata-se de um atraso no desenvolvimento do controle sobre a micção, geralmente associado a alteração na regulação do ciclo do sono e da produção noturna da urina. Portanto, a criança JAMAIS deve ser punida porque fez xixi na cama. A tendência é que, com o passar do tempo, ocorra a maturação espontânea sobre o controle noturno da micção. O tratamento visa a acelerar esse processo e minimizar os sintomas.
Dr. Rodrigo Lessa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Residência Médica em Cirurgia Geral e Urologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE/SP) e Especialização em Urologia Pediátrica pelo programa de Fellowship da Sociedade Brasileira de Urologia, realizado em Salvador/BA.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia - TiSBU desde 2013.