Hidrocele e Hérnia inguinal
Hidrocele é o acúmulo de líquido ao redor do testículo. Hérnia inguinal é a protusão de algum conteúdo abdominal para dentro do canal inguinal (o caminho entre o abdome e a bolsa escrotal). Embora sejam anormalidades diferentes, a hidrocele e a hérnia inguinal compartilham a mesma origem, que é uma falha no fechamento do conduto entre o abdome e a bolsa escrotal que ocorre após a descida dos testículos.
Normalmente são identificados pelos pais como um aumento no tamanho da bolsa escrotal, que pode ser fixo ou variar ao longo do dia. Além disso, no caso da hérnia geralmente há um abaulamento na região inguinal (próximo à virilha). Pode ser de um lado apenas ou nos dois lados.
Ao nascimento, grande parte dos meninos se apresenta com o volume da bolsa escrotal aumentado, o que chamamos de hidrocele fisiológica. Existe uma possibilidade de resolução espontânea da hidrocele em torno de 70% dos casos até cerca de 1 ano e meio de idade. A cirurgia, portanto, fica reservada aos casos em que a hidrocele persiste além desta idade.
No caso da hérnia inguinal, o tratamento cirúrgico deve ser sempre realizado no momento do diagnóstico, pois existe risco de encarceramento de alguma parte do intestino caso não seja tratada.
Dr. Rodrigo Lessa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Residência Médica em Cirurgia Geral e Urologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE/SP) e Especialização em Urologia Pediátrica pelo programa de Fellowship da Sociedade Brasileira de Urologia, realizado em Salvador/BA.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia - TiSBU desde 2013.