Hidronefrose
Hidronefrose é presença de dilatação no sistema coletor do aparelho urinário, popularmente conhecida como "dilatação do rim". Não se trata especificamente de uma doença, mas sim de um achado que pode estar presente em diferentes patologias na criança.
Com o uso rotineiro da ultrassonografia no pré-natal, frequentemente a hidronefrose é detectada antes do nascimento da criança. Também pode ser diagnosticada apenas no período pós-natal, normalmente com realização de uma ultrassonografia após um episódio de infecção urinária.
Existem várias causas de hidronefrose na criança, sendo as mais comuns Estenose de JUP, Refluxo Vésico-Ureteral, Megaureter, Ureterocele, Válvula de Uretra Posterior. Pode, no entanto, representar apenas uma dilatação transitória, que se resolve espontaneamente com o tempo, sem repercussão clínica.
A hidronefrose pode variar desde um grau leve até uma dilatação severa, com distorção e perda do funcionamento normal do rim. Nos casos mais leves, geralmete se indica apenas o acompanhamento com realização de ultrassonografias periodicamente. Já nos casos em que há maior grau de dilatação, habitualmente necessitamos solicitar outros exames complementares, como a Cistouretrografia miccional e a Cintilografia renal para melhor esclarecimento. O objetivo é esclarecer o diagnóstico que levou ao aparecimento da hidronefrose, com o intuito de definir a melhor forma de abordagem.
Dr. Rodrigo Lessa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Residência Médica em Cirurgia Geral e Urologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE/SP) e Especialização em Urologia Pediátrica pelo programa de Fellowship da Sociedade Brasileira de Urologia, realizado em Salvador/BA.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia - TiSBU desde 2013.