top of page
Hipospádia

        A hipospádia pode ser definida como uma supressão do desenvolvimento normal da uretra (o canal da urina), o que resulta em uma posição anormal da abertura uretral, podendo estar em qualquer lugar ao longo do eixo do pênis, na sua parte ventral (a parte de baixo).

 

    Geralmente, além da posição anormal da uretra, também observa-se uma curvatura peniana mais acentuada para baixo e um excesso de pele cobrindo a parte dorsal da glande.

É uma das anomalias congênitas mais comuns, estando presente em aproximadamente 1 para cada 200 a 300 meninos nascidos.

           Seu tratamento é sempre com cirurgia. A técnica a ser utilizada dependerá, principalmente, da posição da uretra e do grau de curvatura do pênis. Em alguns casos, pode ser necessário realizar mais de uma cirurgia. Preferencialmente, a cirurgia deve ser realizada entre 6 meses a 18 meses de idade.

urologista pediatra

       Dr. Rodrigo Lessa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Residência Médica em Cirurgia Geral e Urologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE/SP) e Especialização em Urologia Pediátrica pelo programa de Fellowship da Sociedade Brasileira de Urologia, realizado em Salvador/BA.

           Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia - TiSBU desde 2013.

bottom of page