top of page
Refluxo Vésico-ureteral

             Trata-se do retorno da urina que estava na bexiga para um ou ambos os rins. É a principal causa de infecção urinária em crianças menores, especialmente no primeiro ano de vida. Pode estar presente em até 70% das crianças com episódios de infecção urinária nesta idade.

             O nosso corpo possui um mecanismo natural que protege contra o refluxo da urina, na região da bexiga que recebe os ureteres (os canais que drenam a urina produzida pelo rim). Essa região é chamada Junção Uretero-Vesical e funciona como uma válvula que permite que a urina passe do ureter para a bexiga, mas não no sentido contrário. Quando esse mecanismo não funciona adequadamente, temos o Refluxo Vésico-Ureteral. 

 

          A presença do Refluxo Vésico-Ureteral pode levar a quadros repetitivos de infecções no rim, chamadas Pielonefrites e, como consequência, determinar o aparecimento de cicatrizes renais e perda progressiva do funcionamento do rim, podendo ocasionar hipertensão arterial e, até mesmo, insuficiência renal crônica.

            O diagnóstico do refluxo é dado por um exame chamado Cistouretrografia miccional, no qual é necessário introduzir uma pequena sonda até a bexiga da criança e realizar algumas radiografias. Toda criança com o diagnóstico de Refluxo Vésico-Ureteral necessita de um rigoroso acompanhamento com seu médico. 

            O tratamento do Refluxo Vésico-Ureteral deve ser individualizado, levando-se em conta a idade da criança, o grau do refluxo, a chance de resolução espontânea, a presença de infecções de urina e cicatrizes renais e a opinião dos pais, considerando sempre o risco-benefício de qualquer terapia.  Os tratamentos variam desde a antibioticoprofilaxia (uso de antibióticos diariamente em dose baixa até a resolução do refluxo), a aplicação de substâncias na Junção Uretero-Vesical para melhorar o funcionamento da válvula anti-refluxo ou o Reimplante Ureteral (a cirurgia aberta convencional, na qual refazemos a válvula anti-refluxo).

urologista pediatra

       Dr. Rodrigo Lessa possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Residência Médica em Cirurgia Geral e Urologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE/SP) e Especialização em Urologia Pediátrica pelo programa de Fellowship da Sociedade Brasileira de Urologia, realizado em Salvador/BA.

           Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia - TiSBU desde 2013.

bottom of page